Copa 2010

Grupo do Brasil na Copa do Mundo 2010

1.ª FASE (GRUPO G)

♦ 15/6 11:00 Costa do Marfim 0 x 0 Portugal Port Elizabeth
♦ 15/6 15:30 BRASIL 2 x 1 Coreia do Norte Johanesburgo
♦ 20/6 15:30 BRASIL 3 x 1 Costa do Marfim Johanesburgo
♦ 21/6 8:30 Portugal 7 x 0 Coreia do Norte Cid. do Cabo
♦ 25/6 11:00 Portugal 0 x 0 BRASIL Durban
♦ 25/6 11:00 Coreia do Norte 3 x 0 Costa do Marfim Nelspruit

______________________________________

OITAVAS DE FINAL: 28/06 – 15:30 – BRASIL 3 X 0 CHILE

QUARTAS DE FINAL: 02/07 – 11:00 – BRASIL 1 X 2 HOLANDA (Brasil eliminado)

______________________________________

04/07/2010 – Seleção Brasileira desembarcou no Rio e em São Paulo

Fonte: selecaonacopa.com.br

Parte da delegação da Seleção Brasileira desembarcou às 02h20 deste domingo no Aeroporto Internacional de Tom Jobim, no Rio de Janeiro.

Do Rio de Janeiro, o voo fretado da TAM que trouxe a delegação desde Joanesburgo, com os 23 jogadores e integrantes da comissão técnica, seguiu para São Paulo, onde desembarcou a outra parte do grupo.

______________________________________

02/07/2010 – Holanda vence Brasil por 2 a 1 (estamos eliminados)

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Holanda derrotou o Brasil nesta sexta-feira por 2 a 1, no Estádio Nelson Mandela Bay, em Porto Elizabeth, em jogo válido pelas quartas de final.

O Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos (Gilberto, aos 61), Gilberto Silva, Felipe Melo (expulso, aos 73), Daniel Alves, Kaká, Robinho e Luís Fabiano (Nilmar, aos 77) – Técnico: Dunga

A Holanda jogou com Maarten Stekelenburg, Gregory van der Wiel, Johnny Heitinga, Joris Mathijsen, Giovanni van Bronckhorst, Arjen Robben, Mark van Bommel, Wesley Sneijder, Nigel de Jong, Dirk Kuyt e Robin van Persie ( Huntelaar, aos 84) – Técnico: Bert van Marwijk

Gols: Robinho, aos 10; Felipe Melo (contra), aos 53; Sneijder, aos 67.

Árbitro: Yuichi Nishimura (Japão) – Assistente nº1: Toru Sagara (Japão) – Assistente nº2: Hae Sang Jeong (Coréia do Sul)

______________________________________

28/06/2010 – Brasil vence Chile e enfrenta Holanda nas quartas-de-final

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira voltou a apresentar um futebol de técnica apurada e espírito coletivo na Copa do Mundo da África do Sul. Nesta segunda-feira, no Estádio Ellis Park, o time superou o Chile com uma atuação que não deixou dúvidas sobre a sua imensa superioridade sobre um adversário que, apesar da luta, não teve como evitar a derrota e a eliminação.

Os 3 a 0 no placar acabaram sendo modestos, mas foi o resultado suficiente para fazer o Brasil avançar, agora nas quartas-de-final, em que terá a Holanda como adversária na sexta-feira, às 16h – 11h de Brasília – em Port Elizabeth, no Nelson Mandela Bay.

A Seleção Brasileira jogou um futebol objetivo, de muita rapidez e soube ser decisiva logo no primeiro tempo.

Contra um adversário que, mesmo tentando atacar, voltava com seus jogadores todos atrás da linha da bola quando a perdia, o Brasil se comportou de maneira inteligente e mais adequada para enfrentar as dificuldades que se apresentavam – toques de primeira, para a frente, objetivos.

Ainda assim, estava difícil superar a bem armada defesa chilena. Os jogadores tentavam os chutes de longe, sem levar perigo, e as cabeçadas em diversas cobranças de escanteio.

Até que Juan, zagueiro que tem excelente impulsão e já marcou muitos gols de cabeça na carreira, apareceu para escorar com uma cabeçada certeira e violenta a cobrança precisa feita por Maicon.

Era tudo o que o Brasil precisava. Um gol para tirar o Chile da sua postura defensiva e convidá-lo para atacar, na certeza de que os contra-ataques que surgiriam seriam bem aproveitados.

Foi o que aconteceu. No primeiro, Luís Fabiano se atrapalhou e não deu seqüência à jogada. Mas no segundo, logo em seguida, o contra-ataque foi mortal. Bola de pé em pé, de Robinho para Kaká, e deste para Luís Fabiano – dessa vez o artilheiro não perdoou, driblando até o goleiro antes do chute final.

No segundo tempo, mesmo com a desvantagem, o Chile não partiu todo para o ataque como se supunha em um jogo decisivo, como é nas oitavas, daqueles que, quem perde, volta para casa.

O time continuou armado em um forte sistema defensivo, e à Seleção Brasileira cabia esperar pelo momento certo de  sair para buscar o ataque.

E o momento veio  rapidamente. Ramires, que entrou muito bem no time, partiu com a bola dominada, driblando quem aparecia pela frente, até servir Robinho, que não desperdiçou a oportunidade  de marcar seu primeiro gol em Copa do Mundo – ele chutou com classe, como que para coroar com perfeição a grande jogada individual de Ramires.

O jogo estava liquidado.  Mas o Brasil queria mais. Kaká e Robinho quase marcaram, depois de duas jogadas bem tramadas no ataque, e atrás a defesa segurava com eficiência as tentativas chilenas de reduzir o placar.

Robinho teve ainda um gol anulado – estava impedido -, e a Seleção Brasileira controlava o jogo com a tranqüilidade do time que sabe o que faz em campo.

Dunga substituiu Luís Fabiano por Nilmar e Kaká,  que levara cartão amarelo, por Kleberson. Gilberto também entrou no lugar de Robinho.

Mas o jogo estava definido. E chegou ao seu final com o resultado que expressou a justiça do que aconteceu no gramado do Ellis Parkc: o Brasil foi superior, tem um time melhor do que o do Chile, e por isso está merecidamente nas quartas-de-final da Copa do Mundo 2010.

Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Ramires, Daniel Alves, Kaka (Kleberson, aos 80), Robinho (Gilberto, aos 74) e Luís Fabiano (Nilmar, aos 75) – Técnico: Dunga

Chile jogou com Claudio Bravo, Mauricio Isla (Millar, aos 56), Pablo Contreras (Tello, aos 46), Gonzalo Jara, Ismael Fuentes, Arturo Vidal, Carlos Carmona, Jean Beausejour, Alexis Sánchez, Humberto Suazo e Mark González (Valdivia, aos 46) – Técnico: Marcelo Bielsa

Gols: Juan, aos 34; Luis Fabiano, aos 37; Robinho, aos 59.

______________________________________

26/06/2010 – Robinho e Elano participaram do treino da Seleção Brasileira

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira treinou nesta tarde no St Stithians College, com a participação de nove jogadores – Luisão, Thiago Silva, Gilberto, Kleberson, Ramires, Elano, Grafite, Robinho e Kaká.

Robinho, poupado do jogo contra Portugal, e Elano, recuperado de contusão,  treinaram normalmente.

Os jogadores que iniciaram a partida contra Portugal, inclusive  Josué, que entrou ainda no primeiro tempo, ficaram no hotel fazendo trabalho de regeneração muscular, sob a orientação do preparador físico Fábio Mahseredjian e do médico Serafim Borges.

Felipe Melo, que sofreu torção no tornozelo esquerdo, e Julio Baptista, torção no joelho esquerdo, melhoraram consideravelmente. Os dois prossseguem o tratamento intensivo com os fisioterapeutas Luiz Alberto Rosan e Odir de Souza.

O técnico Dunga e o assistente Jorginho orientaram um treinamento técnico em campo reduzido, com a participação dos goleiros Gomes e Doni, que se exercitaram também com o preparador Wendell Ramalho.

______________________________________

25/06/2010 – Brasil empata com Portugal e termina em primeiro lugar no Grupo G

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira empatou com Portugal por 0 a 0 no Estádio Moses Mabhida, em Durban e chegou a 7 pontos ganhos, ficando em primeiro lugar no grupo G. Com esse resultado, a Seleção vai enfrentar a segunda colocada do Grupo H na segunda-feira no Estádio Ellis Park, em Joanesburgo, pelas oitavas-de-final.

A delegação brasileira embarca às 20 horas (15 horas de Brasília) de volta para Joanesburgo.

O Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio (C), Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo (Josué, aos 44), Daniel Alves, Julio Baptista (Ramires, aos 79), Nilmar e Luís Fabiano (Grafite, aos 85) – Técnico: Dunga

Portugal  jogou com Eduardo, Ricardo Costa, Ricardo Carvalho, Bruno Alves,  Duda (Simão, aos 53), Tiago Mendes, Pepe (Pedro Mendes, aos 63), Raul Meireles (Miguel Veloso, aos 83), Danny Miguel, Cristiano Ronaldo (C) e Fábio Coentrão – Técnico: Carlos Queiroz

______________________________________

24/06/2010 – Seleção Brasileira treinou no Princess Magogo

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira encerrou os preparativos para o jogo de amanhã contra Portugal. O time treinou no estádio Princess Magogo, com a presença de jovens do bairro, em Durban, que ao final tiraram fotos com os jogadores e o técnico Dunga, além de ganharem bolas e as luvas do goleiro Gomes. Houve um disputado treino de dois toques, tradicional de vésperas de jogos, vencido pelo time de colete laranja por 2 a 1, gols de Julio Baptista e Ramires. Gilberto fez o gol do time de camisa cinza. Kaká, que está fora do jogo contra Portugal, participou dos dois toques e depois fez uma sessão de exercícios físicos com Paulo Paixão. Após o treino alguns jogadores se exercitaram em finalizações.

______________________

23/06/2010 – Seleção Brasileira está em Durban, a cidade do jogo contra Portugal

Fonte: selecaonacopa.com.br
Depois de uma hora exata de voo, desde o Aeroporto de Lanseria, em Joanesburgo, até o aeroporto de Durban, a Seleção Brasileira chegou à cidade do jogo de sexta-feira contra Portugal, no Estádio Moses Mahbida, às 16 horas (11 horas de Brasília). Cerca de 20 minutos a mais, no ônibus oficial da FIFA, a delegação chegou ao Protea Hotel, em Umhlanga Ridge, em frente ao Gateway, o mais moderno e importante shopping da África do Sul, e a cinco minutos da bela praia de Umhlanga. No shopping Gateway, entre as inúmeras opções de lazer, há uma praia artificial onde as pessoas praticam surfe. Os jogadores foram recebidos no hotel, onde a delegação ocupa três andares, em clima de Copa do Mundo, com os torcedores gritando os nomes dos jogadores.
______________________________________

22/06/2010 – O treino da Seleção Brasileira no St Stithians College

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira treinou nesta terça-feira à tarde no St Stithians College.

Antes do  treino começar, o técnico Dunga conversou com os jogadores no gramado.

A primeira parte constou de uma sessão de aquecimento, comandada pelos preparadores físicos Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian, com pequenos jogos de cinco contra cinco, em que os times se alternavam, em campo reduzido – nesta parte, Julio Cesar, Gomes e Doni se exercitaram com o preparador de goleiros Wendell Ramalho.

Depois, já com a participação dos goleiros, houve jogos em campo reduzido, também de cinco contra cinco, com os jogadores que não atuaram ou não entraram de início contra a Costa do Marfim.

Os jogadores que iniciaram a partida contra Costa do Marfim fizeram corrida aeróbica.

______________________________________

21/06/2010 – Seleção Brasileira faz 7 a 1 no time sub-20 do The Birds

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira voltou a fazer um jogo-treino conta o time sub-20 do The Birds, da cidade de Vaal. Nesta segunda-feira, no campo da St Stithians College, em Joanesburgo, o time fez 7 a 1, com gols de Grafite (dois), Daniel Alves, Julio Baptista, Ramires, Kleberson e outro contra.

Gomes foi o goleiro do The Birds. A Seleção jogou com Doni, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

Os 11 jogadores que iniciaram o jogo contra Costa do Marfim treinaram no hotel, com exercícios na academia e relaxamento muscular na piscina aquecida, com o preparador físico Fábio Mahseredjian e o fisioterapeuta Odir de Souza.

______________________________________

20/06/2010 – Brasil vence Costa do Marfim com futebol arte e competitivo

Fonte: selecaonacopa.com.br
Luis Fabiano faz gol a la Pelé da Copa do Mundo de 1958

Os apressados estão sempre repetindo que a Seleção Brasileira, apesar dos títulos e vitórias que tem colecionado desde agosto de 2006, pratica um futebol sem criatividade, que não representa o legítimo futebol brasileiro.

Como se o técnico Dunga, fiel ao futebol somente de resultados, escalasse e armasse a equipe para ser apenas competitiva e no final vencer, mesmo que isso custasse inibir o talento de nossos jogadores.

Não é assim. Muito ao contrário. Quem convive no dia a dia dos treinos, sabe que Dunga estimula, e muito, os jogadores a exercitarem a sua criatividade, que sejam ousados dentro de campo e tentem os dribles sempre que julgar necessário. O que ele  prega, sem trégua, é que, para que isso  possa ser exibido na prática, é preciso que o time tenha a posse da bola – daí a obstinação com que os jogadores do Brasil se entregam à marcação e à disputa dos lances.

Tudo isso que Dunga pede para o time fazer aconteceu na vitória categórica de 3 a  1 sobre Costa do Marfim neste domingo no Soccer City, o cenário que será também o do jogo final da Copa 2010.

Lucio anulou Drogba e mostrou a raça que o caracteriza. Juan, a classe de sempre. Maicon foi vigor e poder ofensivo novamente reunidos. Felipe Melo e Gilberto Silva, também ao contrário do que se apregoa, tentaram, e com sucesso, os lançamentos longos e objetivos.

Mas o melhor mesmo, o do autêntico futebol brasileiro, estava reservado para o artilheiro que há algum tempo não marcava.

Luís Fabiano não só marcou, dois, como o fez em alto estilo. No primeiro, com o chute certeiro que só os grandes finalizadores sabem fazer.

O segundo, uma obra-prima. Sem exagero, para os que pensavam que nunca mais na vida veriam um gol a la Pelé em Copas do Mundo, dando lençol dentro da área, Luís Fabiano mostrou que a história pode, sim, se repetir.

Foram dois, bola de um pé para o outro, bem dominada, até o chute final, indefensável – gol de Copa do Mundo!

Teve também o bonito gol de Elano, nascido do espírito coletivo, com troca de passes até a bela jogada de Kaká, a clássica, de linha de fundo e cruzamento preciso – Elano desviou com toque sutil e marcou o seu segundo gol na Copa do Mundo.

Nem o gol de Drogba e os erros grosseiros do juiz, que custaram a expulsão de Kaká, foram capazes de apagar o brilho da vitória brasileira, que se concretizou com os 3 a 1 no placar e deixou a Seleção classificada antecipadamente para as oitavas-de-final. O jogo da próxima sexta-feira contra Portugal vale o primeiro lugar no grupo.

O Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio, Juan, Michel Bastos, Felipe Melo, Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves, aos 67), Kaká (expulso, aos 89), Robinho (Ramires, aos 92) e Luis Fabiano – Técnico: Dunga

A Costa do Marfim jogou com Barry Boubacar Copa, Guy Demel, Kolo Habib Touré, Didier Zokora, Siaka Tiéné, Emmanuel Eboué, Yaya Touré, Cheick Tioté, Aruna Dindane, Didier Drogba (C), Salomon Kalou – Técnico: Sven-Göran Eriksson

Gols: Luis Fabiano, aos 25 e aos 51; Elano, aos 62; Drogba aos 78.

Árbitro: Stephane Lannoy (França) – Auxiliares: Eric Dansault (França) e Laurent Ugo (França)

______________________________________

17/06/2010 – Seleção Brasileira faz jogo-treino contra time sul-africano

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira treinou nesta quinta-feira na Randburg High School. Na primeira parte, depois da sessão de exercícios físicos com Paulo Paixão e Fábio Mahserdjian, Dunga e Jorginho orientaram um treinamento técnico, em campo reduzido, do qual participaram 20 jogadores – os goleiros Julio Cesar, Gomes e Doni trabalharam com o preparador Wendell Ramalho

Enquanto a Seleção treinava, os jovens jogadores do The Birds, um time da cidade de Vaal, a 100 quilômetros de Joanesburgo, fazia o aquecimento, atrás de um gol, com as atenções divididas entre as orientações do preparador físico e o outro lado do campo, para ver os craques brasileiros.

No jogo-treino de 50 minutos, contra time sul-africano, a Seleção Brasileira jogou com Gomes, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

Julio Baptista (dois), sendo um de pênalti,  Ramires, Nilmar e Grafite marcaram os gols da vitória de 5 a 0 da Seleção Brasileira. Doni foi o goleiro do The Birds, que com excelentes defesas evitou que o placar fosse maior.

Ao final, os jogadores do The Birds se juntaram aos do Brasil para uma foto – um deles saiu do campo mais feliz ainda, pois ganhou a chuteira de Grafite.

______________________________________

15/06/2010 – Seleção Brasileira fez treino técnico na Randburg High School

Fonte: selecaonacopa.com.br
Jogadores que começaram partida contra Coreia do Norte treinaram no hotel

Os 11 jogadores que iniciaram a partida contra a Coreia do Norte – Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan, Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano – treinaram nesta quarta-feira  à tarde no The Fairway Hotel.

Foi feito um trabalho de regeneração muscular com o preparador físico Fábio Mahseredjian e o fisioterapeuta Odir de Souza.

Os jogadores Doni e Gomes, que trabalharam também com Wendell Ramalho, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva, Gilberto, Josué, Kleberson, Ramires, Julio Baptista, Nilmar e Grafite, participaram de um treinamento técnico, na Handburg High School,  com jogos em campo reduzido e exercícios de cruzamentos e finalizações, sob a orientação de Dunga e Jorginho.

Antes, no aquecimento, houve uma sessão de exercícios físicos com o preparador Paulo Paixão.

_______________________

15/06/2010 – Brasil vence Coreia do Norte na estreia da Copa do Mundo 2010

Fonte: selecaonacopa.com.br

O Brasil estreou com vitória nesta terça-feira, 15 de junho, na Copa do Mundo da África do Sul 2010. Sob intenso frio em Joanesburgo, e diante de um adversário que jogou retrancado e exercendo forte marcação, a Seleção Brasileira derrotou a Coréia do Norte por 2 a 1, no Estádio Ellis Park.

Maicon e Elano marcaram os gols da vitória do Brasil, que lidera o Grupo G, com três pontos ganhos – Portugal e Costa do Marfim, que empataram em 0 a 0, têm um ponto ganho, ficando a Coreia em último, sem pontuar.  O Brasil enfrenta agora Costa do Marfim no domingo, no Soccer City, em Joanesburgo, às 20h30 (15h30 de Brasília).

Depois de um primeiro tempo em que não conseguiu superar o forte bloqueio defensivo imposto pelo adversário, a Seleção Brasileira voltou no segundo tempo jogando com mais rapidez e criando com isso os espaços que até então a seleção da Coreia do Norte não permitia.

Com maior movimentação, fazendo os norte-coreanos correrem trás da bola, a Seleção Brasileira fez prevalecer no campo também as suas individualidades. Robinho fez excelente partida. Kaká tomou iniciativa das jogadas, participando ativamente da criação. Elano foi aplicado taticamente e decisivo no gol .  O sistema defensivo esteve impecável, só sendo superado no lance do gol. Maicon foi escolhido, pela FIFA, o melhor do jogo.

Os gols do Brasil foram resultado do sentido coletivo da equipe  e a capacidade de improvisação do jogador brasileiro reunidos.

No primeiro, a bola girou  e Elano a fez chegar até Maicon, que arriscou o chute quando o previsível era o cruzamento, enganando completamente o goleiro norte-coreano.

No segundo, depois de excelente troca de passes, Robinho serviu com a precisão de um autêntico lançador a Elano, que coroou a jogada com um toque sutil, para marcar.

A Seleção Brasileira sofreu o gol, mas em nenhum momento viu ameaçada a sua merecida vitória e terminou o jogo sob controle. O técnico Dunga ficou satisfeito com a atuação da equipe, sobretudo no segundo tempo.

– No primeiro, não conseguimos sair da marcação, que foi muito bem feita. A Coreia do Norte mostrou que é um time que sabe se defender como poucos. Mas no segundo tempo, o time jogou muito bem e envolveu o adversári0.

O Brasil jogou com Julio Cesar, Maicon, Lúcio (C), Juan, Michel Bastos, Felipe Melo (Ramires, aos 84) , Gilberto Silva, Elano (Daniel Alves, aos 72), Kaká (Nilmar, aos 77), Robinho e Luis Fabiano -Técnico: Dunga

Gols: Maicon, aos 55; Elano, aos 71; Ji Yun-Nam, aos 88.

Árbitro: Viktor Kassai – Auxiliares: Gamos Eros e Tibor Vamos

_______________________

14/06/2010 – Time de Lúcio e Robinho vence por 9 a 5

Fonte: selecaonacopa.com.br

Em três jogos, time de Gilberto Silva e Kaká vencera dois, mas perdeu nesta segunda no Ellis Park

Os duelos nos dois toques nas vésperas de jogos da Seleção Brasileira já são famosos pela rivalidade.

São dois times formados há algum tempo e que se repetem nos duelos.

Nesta segunda-feira, no Ellis Park, o time dos capitães Robinho e Lúcio, que sempre veste colete laranja, foi  à forra das duas derrotas anteriores, que aconteceram nas vésperas do jogos contra Zimbábue e Tanzânia.

Não houve desculpa, nem motivo de contestação. O capitão Kaká foi o primeiro a reconhecer a superioridade do adversário na partida – apesar das gozações que recebia.

Grafite marcou quatro vezes. Robinho, duas.

Julio Baptista, Daniel Alves e Michel Bastos completaram a vitória por 9 a 5.

Pelo time que jogou de cinza, Gilberto Silva (dois), Kaká, Gilberto e Maicon fizeram os gols.

Julio Cesar, Felipe Melo, Thiago Silva e Michel Bastos; Doni, Ramires, Daniel Alves e Elano; Julio Baptista, Robinho e Lúcio foi o time vencedor.

Gomes, Maicon, Juan, Luisão  e Taffarel;  Josué, Kleberson, Gilberto e Nilmar; Kaká, Luís Fabiano e Gilberto Silva formaram a equipe que perdeu.

O jogo foi apitado pelo preparador Paulo Paixão.

______________________________________

13/06/2010  – Último treino na Randburg High School antes da estreia

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira treinou, neste domingo 13 de junho, pela última vez no campo da Randburg High School antes do jogo de estreia contra a Coreia do Norte, na terça-feira, às 20h30 (15h30 de Brasilia) no Estádio Ellis Park.

______________________________________

11/06/2010 – Cerimônia de abertura da Copa do Mundo

Fonte: globoesporte.globo.com

A África do Sul deu boas-vindas ao mundo com uma cerimônia simples, alegre e repleta de cores. O Soccer City, em Joanesburgo, estádio da abertura e da final da Copa do Mundo, transformou-se num verdadeiro caldeirão. O vídeo “Terra de Contrastes”, com imagens do país e do povo sul-africano, abriu o evento antes de a bola rolar pela primeira vez no Mundial. África do Sul e México se enfrentam às 11h de Brasília desta sexta-feira (16h pelo horário sul-africano), em jogo válido pelo Grupo A.

Coberto por um painel colorido, o gramado do estádio foi o palco para a exibição das bandeiras das 32 seleções que participam do Mundial. Em forma de mosaico, o logotipo oficial da Copa do Mundo foi exibido, enquanto a imagem da taça aparecia num telão gigante de alta definição.

Dentro e fora do estádio, o público vibrou com a chegada do maior evento de futebol do planeta. As apresentações musicais deram ritmo à festa. Entre as principais atrações, o happer americano R. Kelly com o grupo Soweto Spiritual Singers, o Balé Nacional da Costa do Marfim, o cantor nigeriano Femi Kuti, o trompetista sul-africano Hugh Masekela e argelino Khaled.

O ex-presidente sul-africano Nelson Mandela não compareceu. O motivo foi a morte trágica da bisneta Zenani Mandela Junior, que faleceu durante a madrugada após um acidente de carro na saída do show de abertura do Mundial. A informação foi divulgada pela Fundação Nelson Mandela, porta-voz oficial da família.

A festa no Soccer City foi iniciada com proclamação de palavras no segundo idioma mais falado na África do Sul, o xhosa. Depois, vieram danças típicas africanas, exatamente quando a representação de um besouro gigante chutou uma bola Jabulani. O animal é originário do país sede da Copa.

Vários artistas fizeram apresentações musicais nesta cerimônia. Entre eles, o mais famoso é Cheb Khaled, cantor argelino que fez sucesso no Brasil, na década passada, com a música “El Arbi”.

A cerimônia de abertura começou pontualmente às 9h (horário de Brasília) e o primeiro jogo, entre África do Sul e México foi iniciado às 11h (horário de Brasília), ficando no empate de 1 a 1. O líder sul-africano, Nelson Mandela, participaria da festa, mas a morte de sua bisneta, nesta quinta-feira, causou o cancelamento de sua presença.

_______________________

10/06/2010 – Show de inauguração da Copa do Mundo emociona

Fonte: Redação SRZD

Um show emocionante e histórico no Orlando Stadium, no bairro de Soweto, em Johanesburgo, nesta quinta-feira, para 36 mil pessoas, marcou a inauguração da Copa do Mundo de 2010.

A rodada inicial da competição mais importante de futebol do planeta acontece nesta sexta: África do Sul x México, às 11h, e Uruguai x França, às 15h30.

Sem as vuvuzelas, que foram barradas, a primeira atração a subir ao palco foi o trompetista e cantor Hugh Masekela, interpretando o clássico “Pata pata”. Aos 71 anos, o músico sul-africano é considerado uma lenda viva no país, já que foi um dos ferrenhos lutadores contra o fim do Apartheid. Em seguida, os presidentes da Fifa, Joseph Blatter, e da África do Sul, subiram ao palco para se pronunciarem.

“A Fifa está muito orgulhosa de promover a Copa do Mundo e estou muito feliz de estar em Soweto. O futebol faz a conexão dos povos. A música tem tudo a ver com o futebol. Este evento é dedicado ao programa fantástico”, disse Blatter.

Visivelmente emocionado, Jacob Zuma agradeceu pela escolha da entidade máxima do futebol e fez um pedido aos sul-africanos.

“Obrigado. Eu gostaria de dizer que a África do Sul está muito feliz de sediar a Copa do Mundo de 2010. Gostaríamos de agradecer à Fifa por ter tomado a decisão de trazer a Copa do Mundo pela primeira vez ao continente africano. Gostaria de agradecer aos sul-africanos por receberem nossos convidados de forma tão calorosa. Gostaria de pedir que continuem com este calor até eles irem embora. A África está mostrando ao mundo que tem capacidade de lidar com todas as nações do mundo”, completou.

Black Eyed Peas – Após os devidos pronunciamentos, a badalada banda americana Black Eyed Peas começou um belo show, com grandes sucessos: “Where is the love?”, “Pump it”, “Meet de halfway”, “Boom boom pow” e “I got a feeling”.

Logo após, os malinenses Amadou e Mariam levantaram o público ao som de “Welcome to Mali” “Africa”. Após a apresentação da dupla, o ex-zagueiro Lucas Radebe, que defendeu a seleção da África do Sul, fez um discurso empolgado. Em seguida, a cantora Angelique Kidjo foi a artista da vez. John Legend subiu ao palco, fez um dueto com ela de “Move on up” e depois ficou sozinho para cantar “Wake up evereybody” e “Green light”.

Comparado a Bob Dylan, o compositor sul-africano Vusi Mashlasela, que tocou na posse do ex-presidente Nelson Mandela, cantou “Back” e “Say Africa”. Angélique voltou ao palco e fez um dueto com ele.

Desmon Tutu – Depois disso, uma figuraça levantou a galera. O bispo da Igreja Anglicana, Desmon Tutu, emocionou a todos com seu discurso. Tutu foi o primeiro arcebispo negro da Cidade do Cabo e recebeu o prêmio Nobel da Paz, em 1984, pela luta contra o Apartheid. Animado e vestido de Bafana-Bafana dos pés a cabeça, ele celebrou a África do Sul. “Sejam bem-vindos. Vocês conseguem sentir a emoção? Vocês conseguem tocar isso? Sejam bem-vindos à terra sagrada da África. Se gritarmos alto, Deus nos escutará! Viva Mandela! Me acordem. É um sonho. Estamos mostrando ao mundo. Nós somos o mundo. Estamos dando  boas vindas”, disse Tutu.

Após o discurso emocionante, um vídeo do eterno Nelson Mandela foi exibido e levou os presentes à loucura. Então, a música voltou com o guitarrista e cantor malinês Vieux Farka Toure, filho do renomado músico Ali Farka Touré. Depois foi a vez do cantor colombiano Juanes, vestido com as cores da África do Sul, cantar “La camisa negra”, que, em seguida, chama ao palco, Taboo, do Black Eyed Peas para cantar “La paga”. Como prometido, Juanes, estrela da música latina, eleito pela “Billboard”, lança seu novo single “Yerbatero”.

A banda malinesa Tinariwen subiu ao palco para apresentar sua música árabe “Amassakoul ‘n’ ténéré”. A banda existe desde os anos 70 e já tocou com nomes como Santana. Em seguida, tocaram “Matadjem yinmixan”.

O ex-volante Karembeu, campeão mundial em 1998 com a França, apresentou a norte-americana Alicia Keys. Grávida, a cantora interpretou um medley dos sucessos “You don’t know my name”, “Try sleeping with a broken heart”, “Fallin” e “Empire state of mind”, homenagem a Nova York. Para completar, Alicia cantou “No one”, antes de anunciar a entrada do grupo sul-africano BLK JKS (Black Jacks), que interpretou a música “Too late for mamma”.

Brasileiro na área – Em seguida, enfim, apareceu a marca verde-amarela. De gorro nas cores da África do Sul, o ex-craque brasileiro Sócrates apresentou o rapper sul-africano K’Naan cantando um dos temas do Mundial “Wavin’ flag”, para delírio do público presente, que agitava bandeiras do país sede da Copa.

Durante a apresentação do K’Naan, o líder do Black Eyed Peas, Will.I.Am, voltou ao palco de novo para participar da canção e agitava uma bandeirinha do Brasil – gesto feito minutos antes, quando jogaram a bandeirinha para ele. O grupo Big Nuz e DJ Tira agitou o público com a faixa “Umlio”, do ritmo kwaito, popular entre os jovens negros da África do Sul. O grupo de pop-rock sul-africano The Parlotones cantou “Push me to the floor” e “Life design”. O disco da banda, “Strict joy”, está sendo lançado no Brasil.

Shakira – Mais um boleiro deu as caras. O volante senegalês naturalizado francês, Patrick Vieira, foi o responsável por apresentar a atração principal, Shakira. A colombiana, de trajes africanos, começou com a faixa “She-wolf”, seguida de “Hips don’t lie”, em dueto com o rapper haitiano Wyclef Jean. Para encerrar, ela cantou uma música-tema da Copa do Mundo “Waka Waka (this time for Africa)”.

Com uma chuva de papel picado, a festa do estádio do Orlando Pirates, em Soweto, termina com exibição das imagens das equipes campeãs de todos os mundiais.  Patrick Vieira foi chamado novamente ao palco e ergueu a tão cobiçada taça do Mundial.

Fim do show de encerramento de uma das Copas do Mundo mais esperadas da história do futebol.

Abertura da Copa – Amanhã haverá a cerimônia de abertura, que se inicia às 9h. Em seguida é aguardar a partida entre África do Sul e México, que abrem a Copa do Mundo, às 11h, no estádio Soccer City, em Joanesburgo.

______________________________________

10/06/2010 – Treino tático da seleção

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira realizou um treinamento tático na manhã desta quinta-feira na Randburg High School.

Dunga e Jorginho, na primeira parte, dividiram o time em dois setores.

O setor defensivo com Julio Cesar, Maicon, Lucio Juan, Michel Bastos, Felipe Melo e Gilberto Silva enfrentou uma equipe com Daniel Alves, Kleberson, Ramires, Gilberto, Julio Baptista, Nilmar e Grafite – o objetivo era exercitar o posicionamento da defesa.

No outro lado do campo, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano atacavam contra Gomes (Doni), Luisão, Thiago Silva e Josué.

Na segunda parte, o objetivo era exercitar a movimentação do sistema ofensivo. Maicon, Felipe Melo, Michel Bastos, Elano, Kaká, Robinho e Luís Fabiano atacavam o time formado por Gomes, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva, Josué e Gilberto.

Do outro lado do campo, Doni, Lucio, Juan e Gilberto Silva enfrentavam Kleberson, Ramires, Julio Baptista, Nilmar e Grafite.

A terceira e última parte foi um coletivo, paralisado por Dunga para exercitar a marcação na saída de bola e repetição de faltas ao lado da área – em um time, Elano era o cobrador, Daniel Alves no outro.

À tarde, os jogadores fizeram uma sessão de exercícios físicos com os preparadores Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian e depois um treino técnico com jogos em campo reduzido.

Os 23 jogadores participaram integralmente das atividades pela manhã e à tarde.

______________________________________

09/06/2010 – Treino físico da seleção

Fonte: selecaonacopa.com.br

Os jogadores da Seleção Brasileira treinaram fisicamente nesta quarta-feira à tarde, com os preparadores Paulo Paixão e Fábio Mahseredjian. Primeiro, na academia do Hotel The Fairway, com exercícios nos aparelhos. Depois, uma sessão de corrida no campo de treino do hotel.

Um dos jogadores de golf, cujo campo fica ao lado, parou para assistir ao treino e fez quastão de comentar:

– They are teh best of the world! (Eles são os melhores do mundo).

______________________________________

08/06/2010 – Programação de treinos até 16 de junho

Fonte: selecaonacopa.com.br

  • Sexta-feira – 11 de junho: 16 horas – Treino – Randburg High School
  • Sábado – 12 de junho: 16 horas – Treino – Randburg High School
  • Domingo – 13 de junho: 19 horas – Treino – Randburg High School
  • Segunda-feira – 14 de junho: 18 horas – Treino de reconhecimento do Estádio Ellis Park, com atendimento à imprensa oficial da FIFA após
  • Terça-feira – 15 de junho: 20h30 (15h30 de Brasília) Brasil x Coréia do Norte – Ellis Park
  • Quarta-feira – 16 de junho: 16h15 – Treino – Randburg High School

_____________________

07/06/2010 – Seleção Brasileira vence Tanzânia por 5 a 1

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira derrotou a Tanzânia nesta segunda-feira por 5 a 1, no Estádio Nacional Benjamin Mpaka, em Dar Es Salaam.

O jogo foi o último amistoso de preparação antes da estréia da Seleção Brasileira no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, na disputa da Copa do Mundo de 2010 África do Sul.

O Brasil jogou com Gomes, Maicon, Lúcio (Luisão, aos 46), Juan, Michel Bastos (Gilberto, aos 46), Felipe Melo (Ramires, aos 46), Gilberto Silva (Josué, aos 46), Elano (Daniel Alves, aos 59), Kaká, Robinho e Luis Fabiano (Nilmar, aos 76). Técnico: Dunga

Gols: Robinho, aos 10; Robinho, aos 33; Ramires, aos 52; Kaká, aos 75; Ramires, aos 92.

A delegação sai do Estádio Nacional Benjamin Mpaka e segue para o aeroporto, onde embarca para Joanesburgo às 21h30 (15h30 de Brasília).

______________________________________

07/06/2010 – Seleção Brasileira vence Tanzânia por 5 a 1

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira derrotou a Tanzânia nesta segunda-feira por 5 a 1, no Estádio Nacional Benjamin Mpaka, em Dar Es Salaam.

O jogo foi o último amistoso de preparação antes da estréia da Seleção Brasileira no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, na disputa da Copa do Mundo de 2010 África do Sul.

O Brasil jogou com Gomes, Maicon, Lúcio (Luisão, aos 46), Juan, Michel Bastos (Gilberto, aos 46), Felipe Melo (Ramires, aos 46), Gilberto Silva (Josué, aos 46), Elano (Daniel Alves, aos 59), Kaká, Robinho e Luis Fabiano (Nilmar, aos 76). Técnico: Dunga

Gols: Robinho, aos 10; Robinho, aos 33; Ramires, aos 52; Kaká, aos 75; Ramires, aos 92.

A delegação sai do Estádio Nacional Benjamin Mpaka e segue para o aeroporto, onde embarca para Joanesburgo às 21h30 (15h30 de Brasília).

______________________________________

06/06/2010 – Time de Kaká e Gilberto Silva vence por 6 a 5 e faz 2 a 0 no duelo de véspera de jogos

Fonte: selecaonacopa.com.br

Os times dos capitães Robinho e Lucio e o de Gilberto Silva e Kaká têm uma rivalidade antiga, posta à prova nos duelos que acontecem em toda véspera de jogos da Seleção Brasileira.

Na semana passada, véspera do jogo contra o Zimbábue, o time de Gilberto Silva e Kaká venceu por 6 a 4.

Neste domingo, véspera do jogo contra a Tanzânia, aconteceu a revanche. Depois de liderar o placar na maior parte do tempo, o time de Robinho e do centroavante Lucio acabou derrotado por 6 a 5, de virada  – portanto, na série de duelos, está 2 a 0 para o time de Kaká e Gilberto Silva.

As gozações que acontecem durante o jogo prosseguiram ao final.

Luís Fabiano (dois), Gilberto Silva (dois), Maicon e Nilmar marcaram para o time vencedor.

Daniel Alves (dois) , Robinho (dois) e Elano marcaram para o time de colete vermelho.

Os times jogaram com a seguinte escalação:

Colete vermelho – Doni, Ramires, Thiago Silva, Felipe Melo, Elano, Daniel Alves, Michel Bastos, Julio Baptista, Lucio, Robinho e Grafite.

Agasalho – Gomes, Luisão, Maic0n, Juan, Josué, Keberson, Gilberto, Nilmar,  Kaká, Luís Fabiano e Gilberto Silva.

______________________________________

05/06/2010 – Coletivo bem disputado em Joanesburgo

Fonte: selecaonacopa.com.br

De um lado, Gomes, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká; Robinho e Luís Fabiano.

Do outro, Doni, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

São 22 jogadores que se destacam em seus clubes, muitos campeões e famosos em todo o mundo – eles formam duas seleções fortes e de muita qualidade.

No treino deste sábado, na Randburg High School, apesar da precaução natural nas divididas, ninguém como de hábito queria perder, o que tornou o coletivo bem disputado.

Ao final do coletivo, os jogadores se exercitaram em chutes a gol, em um duelo particular com os goleiros. Robinho, o autor do gol mais bonito, comemorou como se fosse jogo de Copa.

______________________________________

04/06/2010 – Veja a programação da Seleção Brasileira até 7 de junho

Fonte: selecaonacopa.com.br
Sábado – 5 de junho 12h15 – Coletiva – Maicon e Grafite 16 horas – Treino, Randburgh High School Domingo – 6 de junho 11h45 – Coletiva – Lúcio e Luisão 15 horas – Treino – Randburgh High School 18h45 – Saída do ônibus para o Aeroporto Lanseria 19h30 – Decolagem para Dar-el-Salaam, na Tanzânia 23 horas – Chegada ao Movenpick Royal Palm Hotel, em  Dar-el-Salaam Segunda-feira – 7  de junho 13 horas – Almoço 16 horas – Preleção 18 horas (12h Brasília) – Brasil x Tanzânia, no Benjamin Mpaka National Stadium 21h30- Decolagem para Joanesburgo ______________________________________

03/06/2010 – Soweto aclama a Seleção Brasileira

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira é mesmo do povo. No Zimbábue, como aconteceu recentemente, nos países por onde passa, na África do Sul no ano passado, e agora na mesma Soweto, nesta quinta-feira, dia 3 de junho, o carinho e o respeito das pessoas se repetem.

Os jogadores sabem disso e se orgulham em despertar tamanha admiração e idolatria. Já estão acostumados com as cenas das pessoas felizes, em muitas das vezes em apenas vê-los de longe. Mas não deixam de se sensibilizar como aconteceu nesta quinta-feira em Soweto.

O povo tomou as ruas de Soweto, de maneira mais numerosa, nas imediações do Dobsonville Stadium, para saudar seus ídolos, correndo atrás do ônibus.

Velhos, jovens, crianças, algumas com uniforme escolar,  pulando e gritando os nomes dos jogadores que reconheciam pelas janelas nos momentos em que o trajeto era percorrido devagar.

A chegada ao estádio onde está sendo realizado o treino superou à que ocorreu em Harare em termos de empolgação popular.

Cenas de idolatria e carinho que os jogadores jamais esquecerão. Algumas pessoas exibiam a bandeira brasileira. E que reforçaram em todos uma certeza: a Seleção Brasileira é querida pelo povo por onde passa.

Dentro do estádio, durante o treino, a demonstração de carinho continuou. Dunga presenteou dois meninos com bolas. Os jogadores, antes de voltar para o vestiário, aplaudiram os torcedores em agradecimento.

Quando o ônibus da delegação deixou Soweto já era noite. Mas as pessoas continuavam nas ruas, aplaudindo e gritando os nomes de seus jogadores preferidos. Bandeiras do Brasil e camisas da Seleção Brasileira estavam presentes.

______________________________________

02/06/2010 – Em jogo pouco amistoso, Brasil vence o Zimbábue por 3 a 0

Fonte: globoesporte.globo.com

Amistoso, só antes de a bola rolar. Se foi recebida com festa pela torcida e por autoridades locais, a seleção brasileira enfrentou condições adversas na partida contra o Zimbábue, nesta quarta-feira, no estádio Nacional, em Harare.

Apesar das dificuldades iniciais, o Brasil venceu por 3 a 0, gols de Michel Bastos, Robinho e Elano. A equipe de Dunga ainda faz mais um jogo, contra a Tanzânia, às 12h (de Brasília) na próxima segunda-feira, antes da estreia na Copa da África do Sul, no dia 15 de junho contra a Coreia do Norte no Ellis Park, em Joanesburgo.

O time brasileiro percebeu que havia algo errado antes mesmo de a partida começar, quando o hino brasileiro foi executado nos dois sentidos que a palavra tem, com trechos irreconhecíveis. Por sua vez, o presidente e ditador Robert Mugabe, e o primeiro-ministro Morgan Tsvangirai tiraram uma casquinha da seleção pentacampeã mundial e foram ao campo cumprimentar os jogadores.

A partida começou com o Brasil em ritmo lento, enquanto os zimbabuanos entraram embalados pelo frenético e interminável coro das vuvuzelas. A seleção local jogava com o apoio de 60 mil torcedores, e estava disposta a corresponder, não economizando na disposição e, muitas vezes, exagerando nas divididas. Tão perigoso quanto os carrinhos e encontrões adversários, porém, era o estado do gramado – na verdade, uma sucessão de buracos com alguma grama por cima. Mas quem se machucou foi o goleiro Julio Cesar, mas num lance casual. O camisa 1 do Brasil, porém, está melhor e não preocupa.

Brasil: Julio Cesar (Gomes); Maicon (Daniel Alves), Lúcio (Luisão), Thiago Silva e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká (Júlio Baptista); Robinho (Nilmar) e Luís Fabiano (Grafite) – Técnico: Dunga

Gols: Michel Bastos, aos 40 minutos, Robinho, aos 43 minutos do primeiro tempo; Elano, aos dez minutos do segundo tempo

A VOLTA PARA JOANESBURGO – Após uma viagem bastante animada, a seleção brasileira chegou a Joanesburgo, na África do Sul. O voo de Harare, capital de Zimbábue, até o país da Copa do Mundo foi rápido e sem problemas. Demorou cerca de uma hora e meia. Agora, os jogadores vão descansar. Nesta quinta-feira, o Brasil vai fazer um treino aberto ao público sul-africano no Estádio Dobsonville, em Soweto, distrito de Joanesburgo marcado pela luta contra o Apartheid.

______________________________________

01/06/2010 – Notícias do dia

Fonte: selecaonacopa.com.br

Seleção Brasileira chega em Harare, Zimbábue, para amistoso – A delegação da Seleção Brasileira chega em Harare, no Zimbábue depois de uma  tranquila viagem que durou 1 hora e 15 minutos. Nesta quarta-feira, a Seleção Brasileira enfrenta a seleção de Zimbábue, no Estádio Nacional.

Seleção Brasileira faz 1˚ treino recreativo – A Seleção Brasileira fez, nesta terça-feira à tarde, o  primeiro treino recreativo na África do Sul. A prática é tradicional nas vésperas dos jogos, no caso o amistoso de amanhã contra a seleção do Zimbábue, em Harare, para onde a delegação viaja hoje às 20 horas (15 horas de Brasília). O time de agasalho, dos capitães Gilberto Silva e Kaká, derrotou o time de capitão azul, dos capitães Lúcio e Robinho – a partida tem rivalidade antiga. Os times jogaram com 12 de cada lado – Doni foi zagueiro do time azul e Taffarel completou o time de agasalho. Os times jogaram com a seguinte escalação: Agasalho – Gomes, Maicon, Luisão, Juan, Josué, Kleberson, Gilberto, Nilmar, Taffarel, Kaká, Gilberto Silva e Luís Fa biano.  Camisa azul –  Julio Cesar, Doni, Felipe Melo, Michel Bastos, Ramires, Grafite, Julio Baptista, Thiago Silva, Daniel Alves, Elano, Robinho e Lúcio. No treino recreativo, Lúcio e Gilberto Silva são atacantes.

Visita da filha de Nelson Mandela – A filha de Nelson Mandela, Zenani Mandela, visitou na manhã desta terça-feira a delegação da Seleção Brasileira no The Fairway Hotel. O encontro foi uma retribuição à visita que Dunga e Jorginho fizeram a Nelson Mandela este ano. Zenani Mandela recebeu de Dunga uma camisa da Seleção Brasileira, com o nímero  9 e o nome Mandela que logo passou a usar. Zenani estava acompanhada do marido, Zwelakhe Makazan, e dos filhos do casal Zamaswazi e Sizwe Mankazame.

______________________________________

31/05/2010 – O treino tático da Seleção Brasileira

Fonte: selecaonacopa.com.br

Dunga e Jorginho  comandaram um treinamento tático nesta tarde na Randburg High School.

A atividade começou com o trabalho de aquecimento feito com bola, em que dois times se enfrentavam com o objetivo de ficar com  a posse da jogada o maior tempo possível, com movimentação constante para fugir da mar cação do adversário.

O trabalho tático começou com os times divididos nos dois lados do campo. Acionados pelos jogadores de meio-campo, Maicon e Michel Bastos cruzavam na área para as conclusões dos atacantes, marcados por Lúcio e Juan.

Do outro lado, o trabalho era igual, só que com Daniel Alves e Gilberto encarregados dos cruzamentos que Luisão e Thiago Silva tentavam interceptar.

O treino prosseguiu mais solto, na forma de minicoletivo, com os dois times assim escalados:

Julio Cesar, Maicon, Lucio, Juan e Michel Bastos; Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaka; Robinho e Luis Fabiano.

Doni, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto; Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista; Nilmar e Grafite.

No minicoletivo, o treino foi  paralisado por Dunga e Jorginho para repetição de jogadas de bola parada, em escanteios e faltas do lado da área.

______________________________________

30/05/2010 – Seleção faz primeiro coletivo na África do Sul

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira relizou, neste domingo à tarde,  na Randburg High School, o primeiro coletivo na África do Sul.

No treino, paralisado poucas vezes por Dunga para a repetição de jogadas de bola parada, as equipes que se enfrentaram eram de alto nível.

Julio Cesar (Doni), Maicon, Lúcio, Juan e Michel Bastos, Gilberto Silva, Felipe Melo, Elano e Kaká, Robinho e Luís Fabiano.

Gomes, Daniel Alves, Luisão, Thiago Silva e Gilberto, Josué, Kleberson, Ramires e Julio Baptista, Nilmar e Grafite.

Julio Cesar, após ser substituido, passou a se exercitar  com o preparador Wendell Ramalho.

______________________________________

29/05/2010 – Seleção fez bom treino pela manhã

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira realizou neste sábado 29 de maio um proveitoso treino físico-técnico-tático.

O técnico Dunga e Jorginho ficaram felizes com o desempenho dos jogadores, em um treinamento em que todos os setores do time participam com movimentação desde a saída de bola até as conclusões a gol.

À tarde, todos foram liberados para um passeio a um shopping, mas a maioria preferiu ficar no hotel.

Julio Cesar, Kaká e Julio Baptista aproveitaram para  jogar golfe no clube que fica dentro do condomíno onde está localizado o The Fairway Hotel, a casa da Seleção Brasileira em Joanesburgo durante a Copa do Mundo da África do Sul.

______________________________________

28/05/2010 – Seleção faz primeiro treino com bola na África do Sul

Fonte: selecaonacopa.com.br

A Seleção Brasileira fez na manhã desta sexta-feira o primeiro treino com bola na África do Sul.

Dunga e Jorginho comandaram um treino técnico em campo reduzido, com os jogadores divididos em quatro times, em que eles se exercitavam em posse e retomada da bola, movimentação e iniciativa para fugir da marcação.

Depois houve jogos com dois times se enfrentando.

Na chegada ao The Fairway Hotel, antes do almoço, os jogadores farão relaxamento muscular na piscina.

À tarde, o treinamento será no hotel.

______________________________________

27/05/2010 – Seleção chega na África do Sul

Fonte: globoesporte.globo.com

Uma hora antes do previsto, por volta das 2h03m desta quinta-feira (no horário de Brasília, 7h03m locais), a seleção brasileira desembarcou em Joanesburgo, África do Sul, para a disputa da Copa do Mundo. Em voo tranquilo, de aproximadamente oito horas e meia, o avião foi imediatamente cercado por policiais fortemente armados. A equipe do Brasil é a segunda participante do Mundial a chegar à África do Sul, já que nesta quarta-feira os australianos foram os primeiros.

O voo não enfrentou qualquer turbulência e a maioria dos jogadores dormiu durante a viagem. Em Joanesburgo, o clima era agradável com sol e temperatura de aproximadamente 13 graus. Os atletas e o técnico Dunga não falaram com a imprensa e foram direto para o hotel, por volta de 7h40m locais (2h40m de Brasília).

Assim que deixou o avião, o time foi para o ônibus, onde aguardou o zagueiro e capitão Lucio e o lateral-direito Maicon, ambos do Internazionale de Milão. Os dois viajaram direto da Itália para a África do Sul e chegaram cerca de 30 minutos após os companheiros entrarem no veículo branco, que ainda não é o oficial que a seleção usará durante a Copa, com a frase ‘Lotado! O Brasil inteiro está aqui dentro!’.

A delegação foi recebida por Irvin Khoza, do comitê organizador da Copa do Mundo, que se mostrou bastante impressionado com a concentração dos brasileiros. A única coisa que o Dunga falou foi “nós estamos prontos”. Eles chegaram muito confiantes.

No hotel Fairway, jornalistas, seguranças da empresa Piranha Security, policiais e poucos torcedores aguardavam a chegada da seleção, o que ocorreu pouco depois das 9h locais (4h de Brasília). Na hora em que o ônibus passou pelo portão houve gritaria.

Poucos minutos antes de a delegação brasileira chegar foram colocadas duas bandeiras do Brasil na entrada.

Segundo o diretor de marketing do Fairway, Leon Bosch, dois pontos principais foram frisados pela CBF: a seleção pediu muita privacidade e segurança. Kaká e Luis Fabiano postaram no twitter, respectivamente: – Acabamos de chegar. É clima de Copa. – Chegamos à África. Graças a Deus foi tudo bem. A Copa começou!

Os jogadores fizeram um treino leve no fim da tarde desta quinta-feira, horário da África do Sul. Os atletas deram voltas em torno do gramado do campo de golfe localizado ao lado do hotel onde a delegação está hospedada. A atividade foi comandada pelos preparadores físicos Paulo Paixão e Fábio Marseredjian e durou cerca de 30 minutos.

Nesta sexta-feira, o treinador vai comandar atividades em tempo integral. Na parte da manhã, o treino vai começar às 9h. À tarde, o trabalho está programado para as 15h30m.

______________________________________

26/05/2010 – Seleção segue para a África do Sul

Fonte: globoesporte.globo.com

A seleção brasileira está a caminho da terra da Copa do Mundo. O voo fretado que leva a delegação já saiu de Brasília após o encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a previsão de chegada em Joanesburgo, na África do Sul, é para às 3 horas da madrugada (horário de Brasília).

Os jogadores estão viajando em poltronas confortáveis, de primeira classe, com um clima bem positivo. Momentos antes do embarque, eles acompanharam um vídeo com depoimentos de incentivo de torcedores brasileiros. Além disso, o avião foi pintado com 118 mensagens de apoio de fãs de diversos lugares do país.

Abaixo, algumas das mensagens que foram gravadas no avião que leva o Brasil para a Copa do Mundo:

“Sempre estaremos juntos com vocês! Vamos Brasil, rumo ao hexa!!!” – Daniel Popp – São Paulo SP

“Número de passageiros: 192 milhões de brasileiros. Destino: ser campeão. Pra cima deles, Brasil!” – Gabriel Viegas Santos – Três Lagoas RS

“Que o Brasil jogue o melhor futebol de todos os tempos” – Roberto Aguiar – Estados Unidos

“Vamos encantar novamente o mundo!!! Força Brasil!!!” – Everaldo Coelho da Silva – São Paulo SP

“Força Seleção, o Brasil está junto com vocês!” – Fábio Martins – São Paulo SP

“Até a zebra vai torcer pra nossa Seleção.” – Gustavo lobo – Fortaleza CE

“Vamos lá, Brasil, mostra que sempre seremos o país do futebol.” – Simone – São José do Rio Preto SP

“Na Copa da África vamos matar um leão por jogo e o prêmio desse safari será o nosso hexa.” – Camila Reis – São Paulo SP

“O gigante da América do Sul acordou…” – Josua Pena – Brasília DF

“Tenho certeza que o hexa será nosso!!! Boa sorte!” – Carolina – Itanhaém SP

______________________________________

26/05/2010 – Embarque e chegada da seleção em Brasília

Fonte: globoesporte.globo.com

Depois de cinco dias de preparação, a seleção brasileira deixou Curitiba às 12h45m desta quarta-feira, rumo a Brasília. Antes mesmo de partir para o aeroporto, a seleção já era esperada por dezenas de torcedores na saída do CT do Atlético-PR, onde fez sua preparação. Na capital, será recebida pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, às 15h, antes de embarcar para Joanesburgo, na África do Sul, às 17h.

Quando os jogadores chegaram ao saguão do aeroporto Afonso Pena (em São José dos Pinhais), pouco depois de meio-dia, foram recebidos por cerca de mil torcedores – junto com gritos e batuques. Receberam proteção de um cordão de isolamento armado pela polícia e não pararam para dar entrevista ou autógrafo, mas passaram no meio dos torcedores. O incentivo aos jogadores prosseguiu no avião, enfeitado com centenas de mensagens de apoio.

O avião que levou a seleção brasileira à Brasília aterrissou ao som de samba e pagode. Assim que foram liberados, antes de desembarcar, os jogadores pegaram seus pandeiros na parte reservada da aeronave e começaram os cantos e batuques, assim como na saída de Curitiba. A visita ao presidente Lula no Distrito Federal é o último ato da seleção brasileira antes da viagem à África do Sul.

A seleção chegou no Palácio da Alvorada às 15h, em Brasília, onde o presidente Luiz Inácio da Silva aguardava. Funcionários do Aeroporto Internacional de Brasília tentaram manter contato com a seleção quando ela desembarcou às 14h20m na Base Área, na área restrita do aeroporto; no entanto, um cordão de isolamento feito por militares impediu a aproximação. Após o encontro com o presidente os jogadores seguiram para a África do Sul.

AUSTRÁLIA É A PRIMEIRA A CHEGAR NA ÁFRICA DO SUL – A delegação australiana desembarcou às 18h36m (13h36m pelo horário de Brasília) nesta quarta-feira no aeroporto internacional de Joanesburgo.

______________________________________

25/05/2010 – Chegada de Júlio César

Fonte: copadomundo.uol.com.br

O grupo da seleção que trabalha em Curitiba na preparação para a Copa do Mundo conta agora com 21 jogadores. Na manhã desta terça-feira, o goleiro Júlio César chegou à cidade para se juntar ao elenco comandado por Dunga, apenas três dias depois de disputar a decisão da Liga dos Campeões.

O goleiro da Internazionale ganhou o direito de se apresentar à seleção somente na África do Sul, na próxima quinta-feira, data em que a delegação nacional chega ao país da Copa do Mundo. No entanto, preferiu se juntar ao grupo ainda no Brasil.

Por sua vez, Maicon e Lúcio, os outros jogadores da Inter de Milão que conquistaram o título europeu no sábado passado, encontram a delegação apenas em Johanesburgo, cidade que abrigará a fase final de preparação brasileira para o Mundial.

______________________________________

24/05/2010 – Amistosos contra Tanzânia e Zimbábue; Dunga libera entrada de torcedores no treino

Fonte: copadomundo.uol.com.br

Ainda não é oficial e faltam detalhes burocráticos, mas o Brasil deve enfrentar as seleções de Tanzânia e Zimbábue antes de estrear na Copa do Mundo na África do Sul. Os locais dos amistosos ainda não estão confirmados, assim como as datas, mas é provável que os jogos aconteçam nos dias 2 e 7 de junho.

Desde a chegada à capital paranaense na última quinta-feira, a seleção se manteve totalmente isolada, mas os curitibanos finalmente conseguiram. A pressão feita por eles surtiu efeito. Na tarde desta segunda, a pedido de Dunga, a CBF (Confederação Brasileira de Futebol) liberou o público para acompanhar uma atividade física da equipe no gramado. A decisão acontece um dia depois dos protestos que cerca de 200 torcedores fizeram na porta do CT do Atlético-PR e causaram repercussão negativa.

Em reunião no gramado com o supervisor Américo Faria, Dunga sinalizou algumas vezes para a entrada do CT onde estavam os torcedores. Logo em seguida, seguranças se mobilizaram para liberar o acesso. Mais de 200 pessoas entraram pacificamente.

Os fãs de Luís Fabiano, Robinho e companhia puderam ver os ídolos de perto. Ficaram em uma grade a menos de cinco metros do campo por onde passavam os convocados por Dunga para a Copa do Mundo na África do Sul.

O Brasil iniciou a preparação na última quinta-feira em Curitiba, no CT do Atlético-PR. A delegação deixa a cidade nesta quarta, quando viaja à África do Sul fazendo escala em Brasília. Na capital nacional, a equipe faz uma visita ao presidente Lula.

______________________________________

23/05/2010 – Após treino, torcida do Brasil recebe primeiro aceno da seleção

Fonte: globoesporte.globo.com

Enfim, o tão aguardado contato. Depois de três dias, a torcida em Curitiba pôde ver os jogadores da seleção brasileira, ainda que de longe. Depois de uma hora de espera, os cerca de 150 torcedores que clamaram pela abertura dos portões do CT do Caju, em Curitiba tiveram a oportunidade de receber o carinho dos jogadores.

Após um treinamento físico de meia hora, debaixo de chuva, os 18 jogadores que treinaram na tarde deste domingo ficaram à vista dos torcedores e acenaram retribuindo o apoio recebido durante a atividade.

Logo que o treino começou, a maioria dos torcedores cantou o nome de todos os atletas e entoou frases de incentivo. Tudo isso do lado de fora do Centro de Treinamento, sempre no portão.

As ausências na atividade deste tarde foram as de Kaká e Luís Fabiano. Ambos estão em tratamento por conta de pequenas lesões musculares. Julio Cesar, Lúcio e Maicon, que ganharam a Liga dos Campeões com a Inter de Milão, seguem fora.

O trio vai se apresentar oficialmente para a Copa do Mundo na quinta-feira, dia da chegada da delegação brasileira a Joanesburgo, na África do Sul, o país do Mundial.

______________________________________

18/05/2010 – Fifa proíbe ‘paradão’ na hora da cobrança de pênaltis

Fonte: globoesporte.globo.com

A International Board, órgão ligado à Fifa que regulamenta o futebol, fez uma reunião nesta terça-feira, em Zurique, e anunciou mudanças no texto da regra da cobrança de pênalti. A partir de 1º de junho, está proibido o que ficou conhecido como “paradão”, lance em que o jogador finge o chute, colado à bola, para enganar o goleiro rival ao bater uma penalidade máxima. Ou seja, a nova determinação estará em vigor na Copa do Mundo da África do Sul, que começa no dia 11 de junho.

Segundo o novo texto, o infrator deve ser punido pelo árbitro (cartão amarelo). A paradinha, conforme inventada por Pelé, segue valendo. O batedor pode fazer paradas ao longo de sua corrida, mas uma vez que tenha chegado à bola, a batida deve ser imediata. Leia abaixo o novo texto da regra.

“Fintar na corrida para uma cobrança de pênalti para confundir os oponentes é permitido, entretanto, fintar ao chutar a bola, uma vez que o batedor já encerrou sua corrida, é considerado agora uma infração à Lei 14 e um ato antidesportivo, pelo qual o jogador deve ser advertido.”

É verdade que em antes do surgimento dos jogadores, parte da torcida gritou ‘Argentina’ e ofendeu o técnico Dunga. Mas logo que o treino começou, a maioria cantou o nome de todos os atletas e entoou frases de incentivo. Tudo isso do lado de fora do Centro de Treinamento, sempre no portão.

As ausências na atividade deste tarde foram as de Kaká e Luís Fabiano. Ambos estão em tratamento por conta de pequenas lesões musculares. Julio Cesar, Lúcio e Maicon, que ganharam a Liga dos Campeões com a Inter de Milão, seguem fora.

O trio vai se apresentar oficialmente para a Copa do Mundo na quinta-feira, dia da chegada da delegação brasileira a Joanesburgo, na África do Sul, o país do Mundial.

______________________________________

13/05/2010 – Hotel do Brasil se prepara para inauguração

Duas semanas antes da chegada da seleção, hotel termina a decoração do local que será a casa brasileira na África do Sul

Fonte: copa2010.ig.com.br (Levi Guimarães)

Há dois meses, a Fifa e os donos do The Fairway Hotel promoveram uma visita aberta para toda a imprensa sul-americana às obras do local que hospedará a seleção brasileira em Joanesburgo durante a Copa do Mundo. Na ocasião, mesmo com o ritmo acelerado da construção, o prazo parecia apertado.

Agora, há duas semanas da chegada da delegação brasileira, o hotel está pronto para ser inaugurado. E para receber os primeiros hóspedes e testar todas as instalações que, a a partir do dia 27 de maio, serão utilizadas pelos comandados do técnico Dunga.

______________________________________

11/05/2010 – O Brasil já tem seus jogadores convocados para a Copa 2010

Thiago Dias e Thiago Lavinas (globoesporte.globo.com)

Com a convocação dos jogadores, a Copa do Mundo tomou grandes ares nesta terça-feira para a seleção brasileira. E sem muitas surpresas. Dunga não cedeu à pressão de parte da torcida e deixou os santistas Neymar e Paulo Henrique Ganso fora da lista do grupo de 23 jogadores.  Ronaldinho Gaúcho também ficou fora do grupo dos 23.

Outra novidade foi a ausência de Adriano, que não atravessa boa fase no Flamengo. No seu lugar foi chamado o atacante Grafite, do Wolfsburg, que só atuou duas vezes com a camisa amarelinha.

– Demos inúmeras chances para reverter uma certa situação. Mas vem a frase da coerência, convicção, comprometimento… Tivemos que tomar uma decisão pelo coletivo, o que é o mais importante da seleção. Sempre acolhemos o Adriano, o grupo sempre o acolheu, mas chegou o momento de tomar a decisão. Meu coração fala uma coisa, mas a razão pelo que eu estou representando pelo meu país fala outra – disse Dunga, ressaltando que não chamou o goleiro Victor, do Grêmio, pelo fato dele não ter tido muitas chances de defender a seleção.

Goleiros: Júlio César (Inter de Milão-ITA), Gomes (Tottenham-ING), Doni (Roma-ITA)

Defensores: Maicon (Inter de Milão-ITA), Daniel Alves (Barcelona-ESP), Michel Bastos (Lyon-FRA), Gilberto (Cruzeiro), Lucio (Inter de Milão-ITA), Juan (Roma-ITA), Luisão (Benfica-POR), Thiago Silva (Milan-ITA)

Meio-campistas: Elano (Galatasaray-TUR), Kaká (Real Madrid-ESP), Gilberto Silva (Panathinaikos-GRE), Josué (Wolfsburg-ALE), Ramires (Benfica-POR), Felipe Melo (Juventus-ITA), Kleberson (Flamengo), Julio Baptista (Roma-ITA)

Atacantes: Luís Fabiano (Sevilla-ESP), Nilmar (Villarreal-ESP), Robinho (Santos), Grafite (Wolfsburg-ALE)

Horas após a convocação dos 23 jogadores, a CBF divulgou a lista dos sete jogadores que complementam o total de 30 atletas exigidos pela Fifa para disputa da Copa do Mundo. São eles: Diego Tardelli (Atlético-MG); Ganso (Santos); Carlos Eduardo (Hoffenheim-ALE); Marcelo (Real Madrid-ESP); Alex (Chelsea-ING); Ronaldinho Gaúcho (Milan-ITA) e Sandro (Internacional-RS).

A seleção estreia na Copa em 15 de junho contra a Coreia do Norte no estádio Ellis Park, em Joanesburgo, às 15h30m (de Brasília).

A preparação começa a partir do próximo dia 21, com exames médicos e testes físicos no CT do Atlético-PR. A equipe se concentra em Curitiba até o dia 26, quando embarca para a África do Sul. O local escolhido pela CBF para hospedar a seleção é o hotel Fairways, que fica dentro de um gigantesco complexo de golfe chamado Randpark Golf Clube, na região de Randburgo, em Joanesburgo. Na África do Sul, a equipe deverá fazer dois amistosos, ainda sem rivais definidos.

Pela norma da Fifa, todos os convocados devem estar liberados pelos seus clubes até 17 deste mês. Julio César, Maicon e Lúcio defenderão o Inter de Milão na final da Liga dos Campeões contra o Bayern de Munique, dia 22, e devem se apresentar com atraso (A CBF ainda vai conversar com o trio para acertar a data da apresentação). Outro jogador que também passa por situação parecida é Luis Fabiano. O Sevilla, clube do atacante, disputa a final da Copa do Rei contra o Atlético de Madri no dia 19.

A Fifa determina que em 1º de junho as federações apresentam as listas finais de 23 nomes, selecionados entre os 30 divulgados até esta terça. A partir dessa data, só poderá haver trocas em caso de lesões até a véspera da estreia da equipe na Copa. E o jogador convocado para substituir um machucado não precisa ser um dos sete excluídos da relação inicial de 30.

______________________________________

16/04/2010 – CBF confirma horário e data da convocação para a Copa

Em comunicado oficial emitido nesta sexta-feira, a Confederação Brasileira de Futebol informou que Dunga anunciará a lista de convocados para a Copa em 11 de maio, uma terça-feira, às 13h (de Brasília). Os nomes escolhidos pelo treinador serão pronunciados no Hotel Windsor, no Rio de Janeiro.

O Brasil iniciará sua preparação para a Copa em Curitiba, antes de embarcar para a África do Sul. Integrante do Grupo G, a Seleção estreia na Copa em 15 de junho, contra a Coreia do Norte. O time de Dunga ainda enfrenta Costa do Marfim e Portugal na primeira fase.

______________________________________

04/12/2010 – 31 jogadores que podem ir à Copa 2010

Goleiros: Júlio César, Doni, Victor, Gomes

Laterais: Maicon, Daniel Alves, André Santos, Marcelo, Michel Bastos, Gilberto

Zagueiros: Luisão, Juan, Lúcio, Thiago Silva, Miranda Volantes: Felipe Melo, Kleberson, Gilberto Silva, Ramires Armadores: Lucas, Josué, Kaká, Elano, Ronaldinho, Júlio Baptista

Atacantes: Nilmar, Robinho, Alexandre Pato, Grafite, Luís Fabiano, Adriano

______________________________________

15/03/2010 – Seleção vai se apresentar mais cedo

Fonte: diaadiaesportes.com.br

A CBF anunciou nesta segunda-feira que o grupo da seleção brasileira vai viajar para Curitiba um dia antes do que estava programado. A delegação segue para a capital paranaense no dia 21 de maio. Os jogadores vão passar cinco dias fazendo exames médicos e testes físicos no CT do Atlético/PR. Depois, dia 26 de maio, o grupo embarca rumo à África do Sul, onde ficará concentrado no Hotel Fairway, em Joanesburgo.

A preparação brasileira terá início ainda antes do fim da temporada europeia, já que a final da Liga dos Campeões será disputada no dia 22 de maio, no estádio Santiago Bernabéu, em Madri.

Dunga vai convocar 23 jogadores – mas apresentará também uma lista suplementar com sete nomes (para casos de contusão). Entre o dia da chegada na África e a estreia na Copa, no dia 15 de junho, a seleção fará dois amistosos. Os adversários ainda estão indefinidos.

______________________________________

12/03/2010 – Programação da Seleção Brasileira

Fonte: diaadiaesportes.com.br

A CBF definiu a programação da seleção brasileira para a Copa do Mundo. A convocação definitiva acontecerá na primeira quinzena de maio e no dia 22 do mesmo mês, a delegação se apresenta em Curitiba, onde ficará no Centro de Treinamento do Atlético/PR até o dia 26. Neste mesmo dia , viajam para Joanesburgo, para sua sede no Hotel Fairway.

Dunga vai convocar 23 jogadores, mas apresentará também uma lista suplementar com sete nomes (para casos de contusão).

Entre o dia da chegada na África e a estreia na Copa, no dia 15 de junho, contra a Coreia do Norte, a seleção fará dois amistosos.

______________________________________

Nome oficial

Seleção Brasileira de Futebol

FUNDAÇÃO: 20/08/1914

ENDEREÇO: Rua Victor Civita, 66 – B1 – Edifício 5 (5º andar) – Condomínio Rio Office Park Barra da Tijuca – Cep: 22.775-044

ENDEREÇOS NA INTERNET

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: