HISTÓRIA DO FUTEBOL

  • Matéria retirada do site http://www.campeoesdofutebol.com.br – com as seguintes fontes: The World´s Game, Bill Murray, University of Illinois Press (1998) e arquivos campeões do futebol
  • Pesquisa elaborada por Sidney Barbosa da Silva

Parte I

São mais de 2000 anos deste fascinante esporte

A história moderna do futebol tem cerca de 150 anos.

Tudo começou precisamente no ano de 1863, quando na Inglaterra se separaram o “rugby-football” e a “Association Football”, para se fundar a mais antiga do mundo: A “Football Association”.

Os dois tipos de jogo tinham praticamente as mesmas raizes. Conhecemos desta pré-história pelo menos uma dezena de fatos diferentes divulgados pelos meios de comunicação. Evidentemente, as vezes pode-se contestar certas deduções, mas algumas coisas são claras: a “bola” se jogava com os pés a pelo menos 1000 anos atrás e não existe nenhum motivo para considerar o jogo com o pé como sua forma secundária degenerada do jogo “natural” com as mãos.


O INÍCIO

Pelo contrario: Apesar da necessidade de ter que lutar com todo o corpo (incluindo também pernas e pés) pela “Bola” em um grande tumulto geral sem regras, parece que, no começo, se considerava uma coisa extremamente dificil e, por tanto, muito hábil, dominar a bola com o pé . A forma mais antiga, que se pode considerar como demonstração deste ponto de vista “cientifico”, representa a tal prova de habilidade.

Ela remonta a China do século 3 e 2 antes de nossa era. Mais precisamente na época da dinastia de Han, existe um livro de instruções militar no qual figura, parte dos exercicios fisicos, o Tsuh Kuh. Uma bola de couro enxertada com plumas e pelos teria que ser lançada com o pé a uma pequena rede, com uma abertura de 30 a 40 cm, cercada de varas de bambu. Uma mostra de habilidade que requeria seguramente muita destreza e técnica.

Outra versão seria a qual os jogadores estavam obstaculizados no caminho até a meta, podendo jogar a bola com pés, peito e ombros, menos com as mãos, tendo que salvar os ataques da equipe contraria. De modo que a técnica artistica da bola dos jogadores atuais não é uma coisa tão nova como muitas vezes se supõe.

Do Oriente provem outra forma diferente, a uns 500 a 600 anos mais tarde e que se joga todavia, ainda hoje. É um tipo de futebol em circulo, menos espetacular, más digno e solene. É um exercicio cerimonial, que também exige certa habilidade. Em uma superficie relativamente pequena, os “jogadores” teem que passar a bola uns aos outros sem ter que deixar cair no chão.

Muito mais animados eram os “Epislciros” gregos, da qual se sabe relativamente pouco, e os “Harpastum” romano.

Os romanos tinham uma bola e duas equipes jogando em um terreno retangular, limitado com linhas de marcação e dividido com uma linha mediana. A bola teria que ser lançada atrás da linha de marcação do adversario.

Este esporte foi muito popular entre os anos 700 e 800. Os romanos introduziram este jogo na Bretanha e pode ser considerado como precursor do futebol, igualmente o “Hurling”, que era muito popular entre a população Celta e que se pratica, ainda hoje, em Cornwell na Irlanda. De todas as maneiras, o jogo “decisivo” que hoje conhecemos, tem sua origem na Inglaterra e Escocia.


Parte II

As diversas probabilidades da origem do futebol
O Jogo que florescia desde o século VIII até o seculo XIX nas Ilhas Britânicas, praticado nas formas mais diversas segundo alguns lugares e regiões, se tornou no que conhecemos hoje. Não havia regulamentos e não tinha um numero de participantes definidos e era bastante violento. Também não tinha um tempo de duração definido. O que se sabe é que em 1866, numa partida entre Londres e Sheffield, fizeram um acordo de duração da partida em uma hora e meia.
A categoria de “Futebol Massivo”, sem limitação de numero de participantes e sem regras (segundo um antigo manual de Workington, Inglaterra, tudo estava permitido para levar a bola até a meta contrária, com excessao de assassinato e homicidio), pertence, por exemplo, a “Shrovetide Football”, que se praticava em alguns centros tradicionais como Ashbourne e Derbyshire, em forma muito menos brusca.

Segundo se crê, este jogo tem origem Anglo-Saxão. Sobre sua primeira aparição, existem várias lendas. Se conta em Kingston-on-Thames e tambem em Chester que uma vez se jogou com cabeça cortada de um Monarca que havia sido derrotado. Em Derby, se busca a origem bem antes: em uma festa depois de uma vitoria sobre os romanos no século III.

Apesar das lendas de Kingston e Chester contra a origem Anglosaxônica não se achou nenhuma menção do jogo na patria dos Anglosaxões no continente dessa epoca e não figura na atiga literatura desse povo, aparecendo apenas antes da conquista da Normandia, em uma pequena fonte celta que menciona o jogo.

Ainda existe outra possibilidade da origem do futebol: Nos primeiros seculos se jogava este tipo de jogo na França, principalmente na Normandia e Bretanha, se praticava um jogo muito similar. Uma forma que os Normandios levaram a luta pela bola a Inglaterra.

Em muitos casos existiam a força e a habilidade que se mostravam em forma turbulenta e caótica, principalmente em rituais de fertilidade que tinham um papel muito importante.

Havia de conquistar para se assegurar uma boa colheita, a qual dependia muito do sol. Havia de se levar atraves de um campo ao redor do mesmo para assegurar um bom crescimento do cultivo e havia que defender a intervenção dos adversários.

Neste mesmo sentido se jogavam partidas entre homens casados e solteiros, tradição que se conservou em alguns lugares da Inglaterra durante seculos. Tambem haviam partidas entre mulheres casadas e solteiras em Inveresk (Escocia) no final do seculo XVII (se conta que ganhavam sempre as mulheres casadas, por obrigação). Parece que o futebol feminino não é tão novo como se supõe crer.

Por mas que os eruditos disputem sobre a origem do futebol e sobre a influencia do mesmo em cultos, uma coisa não pode ser refutada: O Futebol nasceu a mais de mil anos em suas formas primarias, justamente nesta zona que consideramos como a patria de nosso esporte, especialmente Inglaterra e Escocia, e também na Irlanda e Gales.

Existem ainda, muitas outras histórias a respeito da origem de nosso futebol. Todas porém, levam ao magnifico jogo que hoje é disputado.


Parte III

Resumo da história do futebol
O futebol é um dos esportes mais populares no mundo. Praticado em centenas de países, este esporte desperta tanto interesse em função de sua forma de disputa atraente. Embora não se tenha muita certeza sobre os primórdios do futebol, historiadores descobriram vestígios dos jogos de bola em várias culturas antigas. Estes jogos de bola ainda não eram o futebol, pois não havia a definição de regras como há hoje, porém demonstram o interesse do homem por este tipo de esporte desde os tempos antigos.

O futebol tornou-se tão popular graças a seu jeito simples de jogar. Basta uma bola, equipes de jogadores e as traves, para que, em qualquer espaço, crianças e adultos possam se divertir com o futebol. Na rua, na escola, no clube, no campinho do bairro ou até mesmo no quintal de casa, desde cedo jovens de vários cantos do mundo começam a praticar o futebol.


História do Futebol : origens

Origens do futebol na China Antiga

Na China Antiga, por volta de 3000 a.C, os militares chineses praticavam um jogo que na verdade era um treino militar. Após as guerras, formavam equipes para chutar a cabeça dos soldados inimigos. Com o tempo, as cabeças dos inimigos foram sendo substituídas por bolas de couro revestidas com cabelo. Formavam-se duas equipes com oito jogadores e o objetivo era passar a bola de pé em pé sem deixar cair no chão, levando-a para dentro de duas estacas fincadas no campo. Estas estacas eram ligadas por um fio de cera.

Origens do futebol no Japão Antigo

No Japão Antigo, foi criado um esporte muito parecido com o futebol atual, porém se chamava Kemari. Praticado por integrantes da corte do imperador japonês, o kemari acontecia num campo de aproximadamente 200 metros quadrados. A bola era feita de fibras de bambu e entre as regras, o contato físico era proibido entre os 16 jogadores (8 para cada equipe). Historiadores do futebol encontraram relatos que confirmam o acontecimento de jogos entre equipes chinesas e japonesas na antiguidade.

Origens do futebol na Grécia e Roma

Os gregos criaram um jogo por volta do século I a.C que se chamava Episkiros. Neste jogo, soldados gregos dividiam-se em duas equipes de nove jogadores cada e jogavam num terreno de formato retangular. Na cidade grega de Esparta, os jogadores, também militares, usavam uma bola feita de bexiga de boi cheia de areia ou terra. O campo onde se realizavam as partidas, em Esparta, eram bem grandes, pois as equipes eram formadas por quinze jogadores.Quando os romanos dominaram a Grécia, entraram em contato com a cultura grega e acabaram assimilando o Episkiros, porém o jogo tomou uma conotação muito mais violenta.

O futebol na Idade Média

Há relatos de um esporte muito parecido com o futebol, embora usava-se muito a violência. O Soule ou Harpastum era praticado na Idade Média por militares que dividiam-se em duas equipes: atacantes e defensores. Era permitido usar socos, pontapés, rasteiras e outros golpes violentos. Há relatos que mostram a morte de alguns jogadores durante a partida. Cada equipe era formada por 27 jogadores, onde grupos tinham funções diferentes no time: corredores, dianteiros, sacadores e guarda-redes.

Na Itália Medieval apareceu um jogo denominado gioco del calcio. Era praticado em praças e os 27 jogadores de cada equipe deveriam levar a bola até os dois postes que ficavam nos dois cantos extremos da praça. A violência era muito comum, pois os participantes levavam para campo seus problemas causados, principalmente por questões sociais típicas da época medieval. O barulho, a desorganização e a violência eram tão grandes que o rei Eduardo II teve que decretar uma lei proibindo a prática do jogo, condenando a prisão os praticantes. Porém, o jogo não terminou, pois integrantes da nobreza criaram um nova versão dele com regras que não permitiam a violência. Nesta nova versão, cerca de doze juízes deveriam fazer cumprir as regras do jogo.


O futebol chega à Inglaterra

Pesquisadores concluíram que o gioco de calcio saiu da Itália e chegou a Inglaterra por volta do século XVII. Na Inglaterra, o jogo ganhou regras diferentes e foi organizado e sistematizado. O campo deveria medir 120 por 180 metros e nas duas pontas seriam instalados dois arcos retangulares chamados de gol. A bola era de couro e enchida com ar. Com regras claras e objetivas, o futebol começou a ser praticado por estudantes e filhos da nobreza inglesa. Aos poucos foi se popularizando. No ano de 1848, numa conferência em Cambridge, estabeleceu-se um único código de regras para o futebol. No ano de 1871 foi criada a figura do guarda-redes (goleiro) que seria o único que poderia colocar as mãos na bola e deveria ficar próximo ao gol para evitar a entrada da bola. Em 1875, foi estabelecida a regra do tempo de 90 minutos e em 1891 foi estabelecido o pênalti, para punir a falta dentro da área. Somente em 1907 foi estabelecida a regra do impedimento.

O profissionalismo no futebol foi iniciado somente em 1885 e no ano seguinte seria criada, na Inglaterra, a International Board, entidade cujo objetivo principal era estabelecer e mudar as regras do futebol quando necessário. No ano de 1897, uma equipe de futebol inglesa chamada Corinthians fez uma excursão fora da Europa, contribuindo para difundir o futebol em diversas partes do mundo. Em 1888, foi fundada a Football League com o objetivo de organizar torneios e campeonatos internacionais.

No ano de 1904, foi criada a FIFA ( Federação Internacional de Futebol Association ) que organiza até hoje o futebol em todo mundo. É a FIFA que organiza os grandes campeonatos de seleções ( Copa do Mundo ) de quatro em quatro anos. A FIFA também organiza competições entre clubes , um exemplo, é o Mundial de Clubes da Fifa, o primeiro foi em 2000 com o Corinthians do Brasil, levando a Taça, entre outros.

Futebol no Brasil

Nascido no bairro paulistano do Brás, Charles Miller viajou para Inglaterra aos nove anos de idade para estudar. Lá tomou contato com o futebol e, ao retornar ao Brasil em 1894, trouxe na bagagem a primeira bola de futebol e um conjunto de regras. Podemos considerar Charles Miller como sendo o precursor do futebol no Brasil. O primeiro jogo de futebol no Brasil foi realizado em 15 de abril de 1895 entre funcionários de empresas inglesas que atuavam em São Paulo. Os funcionários também eram de origem inglesa. Este jogo foi entre FUNCIONÁRIOS DA COMPANHIA DE GÁS X CIA. FERROVIARIA SÃO PAULO RAILWAY. O primeiro time a se formar no Brasil foi o SÃO PAULO ATHLETIC CLUB (SPAC), fundado em 13 de maio de 1888. No início, o futebol era praticado apenas por pessoas da elite, sendo vedada a participação de negros em times de futebol.


Parte IV

Linha do Tempo
  • 1842- Em 2 de dezembro, nasce o futebolista inglês e criador da FA Cup (Copa da Inglaterra), Charles William Alcock.
  • 1862- Nasce o Notts County, o time de futebol mais antigo que ainda disputa os principais torneios da Inglaterra.
  • 1863- Em 26 de outubro, onze escolas e clubes fundam a Football Association.
  • 1864- Em 09 de janeiro é disputada a primeira partida sob a égide da Football Association com 14 jogadores de cada lado, já que as regras não estabeleciam limites de jogadores.
  • 1865- Na Argentina é fundado o Buenos Aires FC, provavelmente o primeiro clube sul-americano.
  • 1870- É disputada, em Kennington Oval, no dia 5 de março, a partida internacional entre a Inglaterra e Escócia, que acaba em 0 a 0.
  • 1872- Tem início o campeonato oficial mais antigo do mundo, a FA Cup da Inglaterra.
  • 1873- Surge a Associação Escocesa de Futebol.
  • 1885- Pela Copa da Escócia o Arboath vence o Bon Accord por sonoros 36 a 0 a maior goleada do futebol em toda história. Neste mesmo dia e pelo mesmo torneio o Dundee Harp vence o Aberdeen Rovers por 35 a 0.
  • 1888- Em 17 de abril, 12 times fundam na Inglaterra a primeira liga de futebol da história.
  • 1891- William Leslie Poole, professor de Literatura, com a ajuda de seu aluno, Enrique Candido Lichtenberger, funda o Albion, o primeiro clube de futebol do Uruguai.
  • 1888- No dia da abolição da escravatura no Brasil nasce o São Paulo Athletic Club – SPAC
  • 1895- Em Crounch End (Londres) Nettie Honeyball organizou o primeiro jogo de futebol feminino que se tem notícia entre mulheres do Norte e do Sul da Inglaterra, que atraiu cerca de 8 mil espectadores.
  • 1895- Acontece a primeira partida de futebol no Brasil: São Paulo Railway 4 x 2 Companhia de Gás, no dia 14 de abril.
  • 1898- Nasce o Mackenzie, o primeiro clube “genuinamente brasileiro”.
  • 1900- O futebol é disputado pela primeira vez nas Olímpiadas, realizada na França. O Upton Park conquista a medalha de ouro, porém, a Fifa não reconhece o feito do clube britãnico como oficial.
  • 1901- Em jogo realizado no estádio de Crystal Palace, 110.820 espectadores assistem a final da Copa Inglaterra entre o Tottenham Hotspur x Sheffield United.
  • 1901- Dois clubes estudantis argentinos, La Rosales e Santa Rosa, se fundiram para formar o CA River Plate.
  • 1902- É disputado o campeonato paulista, primeiro campeonato oficial no Brasil.
  • 1902- Acontece o primeiro jogo internacional “não britânico”, disputado em Montevidéo: Uruguai 3 x 2 Argentina, amistoso.
  • 1904- A FIFA é fundada no dia 21 de maio e Robert Guérin é eleito o primeiro presidente.
  • 1905- O irlandês Patrick McCarthy funda o Boca Juniors (da Argentina), um dos clubes mais vencedores do futebol mundial.
  • 1905- O Southampton, da Inglaterra, é o primeiro time estrangeiro a excursionar pela América do Sul.
  • 1907- O Celtic Glasgow se torna no primeiro clube britãnico a perder uma partida na Europa continental. O jogo foi realizado em Copenhague, contra a seleção local – Celtic 1 x 2 Seleção de Copenhague.
  • 1909- Acontece a maior goleada de que se tem notícia no futebol brasileiro. Foi em partida pelo campeonato carioca: Botafogo 24 x 0 Mangueira.
  • 1910- Surge no Brasil, o Sport Club Corinthians Paulista, o primeiro campeão Mundial da Fifa,criado por um grupo de operários, recebendo este nome em homenagem ao Corinthian FC, time inglês que acabara de excursionar pelo Brasil.
  • 1911- A primeira partida de futebol com numeração na camisa dos jogadores de que se tem notícia foi realizada em Sydney, na Austrália, entre as equipes locais do Sydney Leichardt x HMS Powerfull.
  • 1914- É fundada a Federaçao Brasileira de Sports (atual CBF).
  • 1916- É criada a Confederação Sulamericana de Futebol, mais conhecida como Conmebol.
  • 1917- O futebol feminino se fortalece com a criação da equipe Dick Kerr´s Ladies, em Preston – Inglaterra, oriundo da empresa de engenharia de mesmo nome.
  • 1924- O Uruguai conquista a medalah de ouro das Olímpiadas, realizada em Paris – França.
  • 1925- O Clube Atlético Paulistano, de São Paulo, faz a primeira excursão de um clube brasileiro ao “Velho Continente”.
  • 1930- É disputada a primeira Copa do Mundo com a participação de 13 países.
  • 1931- O futebol argentino foi o primeiro a se profissionalizar na América do Sul.
  • 1940- Em 23 de outubro nasce Edson Arantes do Nascimento, Pelé, apontado como o maior craque da história.
  • 1963- 177.656 torcedores lotaram o estádio de Maracanã, no Rio de Janeiro (Brasil), estabelecendo um recorde mundial para jogos entre clubes; a partida foi Flamengo x Fluminense.
  • 2001- A Austrália vence a Samoa Americana por 31 a 0, a maior goleada entre seleções. Foi pelas eliminatórias da Copa do Mundo de 2002.
  • 2002- Pelo campeonato de Madagáscar o AS Adema vence o Stade Olympique de L´Emyrne – SOE por 149 a 0. Porém o placar foi um protesto dos jogadores do SOE, que marcaram contra suas próprias redes.

Uma resposta

  1. cruzeiro é muito grande

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: