Fatos importantes ano a ano

  • Fevereiro 2010:

Gilberto na seleção

_____________________

  • 1965 a 1967:

– Nessa época de glórias e conquistas o Cruzeiro tinha um time praticamente imbatível. Era a famosa ‘máquina azul’, que conseguia façanhas como de ter marcado nesse espaço de tempo 170 gols, com goleadas impiedosas, exibições primorosas e um futebol exemplar.

_____________________

  • 1966:

– Taça Rio Branco. Decisão contra a seleção do Uruguai, no Uruguai; depois de dois empates teve novo jogo e novo empate; Cruzeiro foi campeão por ser visitante, diz Piazza.

_____________________

  • INÍCIO DA DÉCADA DE 70

– O Cruzeiro jogou em La Paz (3.600m de altitude), e venceu por 2 a 0. Tostão mal conseguiu dormir antes do jogo.

_____________________

  • 1972 (17 de outubro):

– Grêmio 2 x 3 Cruzeiro – Quebra de tabu. Após 27 anos de Campeonato Brasileiro, o Cruzeiro vence o Grêmio no Olímpico. Eram 6 empates e 2 derrotas.

_____________________

  • 1975:

– Nelinho convocado para a Seleçao Brasileira.

_____________________

  • 1982:

– Mais valorizado que seu rival, o Atlético, finalmente o Cruzeiro atingiu sua mais alta cotação, tanto no mercado interno quanto externo. Na Espanha, ganhamos os torneios de Santander, Valladolid e Santander. A torcida faz festa na chegada do Cruzeiro após vencer esses torneios, ganhamos 5 partidas e marcamos 13 gols, sofrendo apenas um. Houve desfile da torcida em caminhões com os três troféus conquistados, muita festa no Barro Preto,  na sede urbana do clube.

_____________________

  • 1985:

– Decisão do Torneio 20 anos do Mineirão, vencemos o River Plate por 1 x 0, gol de Mirandinha, num belo chute quase do meio-campo, que venceu o goleiro Pumpido, titular da Seleção Argentina na Copa/1986.

_____________________

  • 1991:

– O fato do ano no esporte foi o título do Cruzeiro na Supercopa.

_____________________

  • 1992:

– O fato do ano no esporte foi o título do Cruzeiro na Supercopa.

_____________________

  • 1993:

– Ronaldo, com apenas 17 anos, é eleito revelação do ano. Ronaldo foi convocado por Parreira, mas ainda sem chance de jogar pela Seleção, mas ninguém duvida de que, quando tiver uma chance, poderá incomodar os ‘intocáveis’ Romário e Bebeto (EM, 29\dezembro\1993). (Só que aconteceu muito mais)

– Tostão recebe, em maio, uma homenagem tardia, mas justa.

_____________________

  • 1997:

– Cruzeiro foi o melhor do Brasil com 42 pontos, seguido de Vasco (32) e Grêmio (18); sendo que fomos campeões mineiros e da Libertadores (7 + 35).

– Em junho, Valdo, ex-volante do Cruzeiro funda a Associação Desportiva Cultural Tatumirim, sem fins lucrativos, trabalhando com crianças carentes, futebol, palestras sobre drogas e outros assuntos imediatos fazem parte do cardápio da Associação, além de haver um acompanhamento do desempenho escolar dos atletas mirins.

_____________________

  • 1998:

– Dida embarca, em maio, com a Seleção, para a Copa.

– Em maio, Fábio contra o Vila Nova, em Nova Lima, marca um gol e cruza para Marcelo fazer outro gol, estava nascendo o Fábio Júnior de 15 milhões de dólares, deslocando-se para as pontas e vibrando a cada jogada e esperando com paciência a tão esperada condição de titular no Cruzeiro.

– Fábio Júnior é eleito revelação do Brasileiro.

– Tivemos Dida, Djair, Valdo e Fábio Júnior na Seleção da CBF dos melhores do Brasileiro.

– Maior público do Campeonato Brasileiro: Cruzeiro x Portuguesa (90.482 pagantes).

– O Cruzeiro foi eleito o melhor time do ano, contradizendo os adversários que zombam de nossos 3 vice-campeonatos – sendo que fizemos 82 partidas.

– Em pesquisa realizada a torcida do Cruzeiro contava com 26% e a do Atlético contava com 22%.

_____________________

  • 1999:

– Conquistamos a Copa dos Campeões de Minas Gerais, com a maior goleada na história do Mineirão, contra o Atlético. Foi uma impiedosa goleada de 5 a 1, adquirindo assim o direito de decidir a Copa Centro-Oeste. Valdo foi o destaque, marcando dois gols de falta. Paulo Isidoro II foi o artilheiro com 5 gols, juntamente com Marques do Atlético. Comemoraçao até a madrugada, a terceira vitória consecutivo no clássico em menos de um mês, marcamos nessas três partidas onze gols e o Atlético fez três. Manchetes (Vitória que levou a torcida ao delírio no Mineirão – Cruzeiro jogo o Galo na criseCruzeiro massacra o Galo). Mais que a maior goleada da história do clássico na ‘Era Mineirão’, o placar de 5 a 1 foi o mais dilatado imposto pelo Cruzeiro ao seu maior rival em todos os tempos, desde o 1.º confronto, em 15 de fevereiro de 1921. – Nossa campanha (13 pontos: 7 jogos, 4 vitórias, 1 empate e 2 derrotas; 17 gols a favor e 9 gols contra). O Atlético conseguiu 10 pontos.

– Convocaçoes para a Seleçao principal: Dida, Joao Carlos, Djair, Marcos Paulo e Evanílson – esses dois últimos, incluve, para a Copa das Confederaçoes (Marcos Paulo fez o primeiro gol dos 2 a 0 sobre a Nova Zelândia). Evanílson foi vendido por US$ 7 milhões para o Borussia Dortmund. Marcos Paulo também foi muito valorizado.

– Convocaçoes para a Copa América: Evanílson, João Carlos (sendo então comprado pelo Corinthians) e Marcos Paulo,

– Convocaçoes para a Seleçao Sub-23: Cris e Marcos Paulo.

– Djair jogou a valer mais de R$ 2 milhoes em fevereiro.

– Realmente éramos bons, tanto é que depois fomos jogar pela Seletiva para a Libertadores’2000, e eliminamos o Guarani (ótima campanha), o Vasco (o tão poderoso), depois pegamos o 3.o colocado do certame (Vitória, eliminado pelo Galo rumo à final), e também os eliminamos). Na final da Seletiva pegamos o Atlético-PR, com o primeiro jogo 3 a 0 para o Atlético-PR e o segundo 2 a 1 para nós (Marcelo Djian e Alex Alves), nos faltou 2 gols. Alex Alves fez 3 gols nessa seletiva.

– Cruzeirenses destaques no ano: Chuteira de Ouro (Alex Alves ficou em terceiro, Romário ganhou o prêmio; Bola de Ouro (Alex Alves ficou em quinto, Marcelinho Carioca ganhou); Seleção eleita do Brasileiro (Alex Alves); Jogadores mais disciplinados do Brasileiro (Alex Alves e André); Seleção Mineira eleita pelo Alterosa Esporte (Evanílson, Marcelo Djian, Ricardinho, Valdo, Alex Alves); Seleção de 1999 eleita pela Placar (tivemos 5 jogadores em terceiros lugares: André para o gol, Marcelo Djian para a zaga, André Luiz para a lateral-esquerdo, Ricardinho para volante, Alex Alves para o ataque); Alex Alves foi vice-artilheiro do Campeonato Brasileiro (22 gols em 21 jogos), Guilherme foi o artilheiro (28 gols em 27 jogos).

– Na partida, pela Copa Mercosul, em que o Palmeiras ganhou de frente larga de nós, jogamos quase que infinitamente melhor que o Palmeiras no primeiro tempo (foi o melhor futebol que já vi do Cruzeiro até então), e no segundo tempo jogamos de igual pra igual, foi uma partida equilibrada, o Palmeiras teve sorte de aproveitar as chances que criou. Foi uma das melhores partidas do ano.

_____________________

  • 2000:

– O Cruzeiro foi o melhor time do Brasil na década de 90, títulos sem fins. Década também em que se firmou seu prestígio internacional.

– Cris e Marcos Paulo serviram à Seleçao para a disputa do Torneio Pré-Olímpico.

– Sorín e Viveros integraram suas seleçoes o ano inteiro.

– Dia 8 de outubro: Venezuela 0 x 6 Brasil (Eliminatórias para a Copa do Mundo de 2002) -Cleber e Donizete (com 31 anos) foram titulares, Ricardinho foi reserva e entrou no 2.o tempo. Rogério Cene, Cafu, Cleber, Antonio Carlos, Silvinho; Donizete, Vampeta (Zé Roberto), Juninho Paulista (Ricardinho), Juninho Pernambucano; Romário, Euler (Marques). Técnico interino: Candinho.

– Na Olimpíada tivemos Marcos Paulo e Geovanni, como titulares.

– Alex Alves, Muller, André Luiz e Ricardinho ficaram entre os mais rápidos e resistentes do futebol brasileiro.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s

%d bloggers like this: